Beleza e Bem-Estar

O paisagismo é um elemento essencial na valorização de espaços de convivência, e no Ipê Clube ele ganhou um novo destaque. As associadas Denyse Martins e Ester Magalhães, com a experiência de sua empresa de paisagismo e a vivência como sócias, com o apoio da diretoria, voluntariamente idealizaram e executaram um projeto para aprimorar as áreas verdes do clube, começando pela portaria e recepção. Com o objetivo de unir funcionalidade, estética e qualidade de vida, o projeto busca criar um ambiente mais acolhedor e conectado com a natureza.

Nesta entrevista para a revista Ipê, elas comentam sobre a importância do paisagismo para a saúde, os desafios do projeto e a mensagem que desejam transmitir aos associados.

Qual é a importância do paisagismo em espaços de convivência e áreas de lazer?
O paisagismo tem um papel estratégico que vai muito além da estética. Em clubes e áreas de lazer, as plantas são protagonistas ao oferecer mais conforto, acolhimento e bem-estar aos frequentadores. Essa conexão com a natureza contribui para a redução do estresse e melhora a qualidade de vida.

Como foi o processo de criação e execução dessa iniciativa?
Houve algum desafio ou diferencial? Pensando nas áreas verdes do clube como um todo, optamos por começar com intervenções pontuais na portaria e recepção. As plantas são um cartão de boas-vindas que demonstram o cuidado e a atenção com cada associado. Além das jardineiras na portaria, também propusemos o uso de plantas no hall de entrada, uma escolha inovadora para um espaço que nunca havia recebido vegetação. Para isso, ainda vamos utilizar lâmpadas especiais para cultivo interno, que imitam a luz solar natural. Essa experiência pode ser replicada em outras áreas de baixa incidência solar, permitindo levar as plantas a mais espaços do clube.

Quais aspectos vocês consideram fundamentais nessa iniciativa?
O projeto buscou combinar o equilíbrio entre plantas de baixa manutenção, harmonia estética e a escolha predominantemente de espécies nativas e tropicais. O resultado é um paisagismo que oferece diversidade vegetal e beleza, unindo esses aspectos de forma sustentável.

De que forma isso pode influenciar a experiência das pessoas em um espaço coletivo?
Em espaços coletivos, o paisagismo desperta o senso de cuidado e pertencimento, incentivando melhores práticas de convivência. Ao se sentirem parte integrante desse núcleo, os associados tendem a ter um olhar mais atento para a manutenção geral do clube.

Como a experiência profissional de vocês ajudou a trazer identidade e harmonia ao projeto do Ipê Clube?
Poder unir nossa experiência profissional com a vivência como sócias nos deu a possibilidade de criar um projeto com identidade e harmonia, pois conhecemos o dia a dia e as necessidades do clube. Isso fez toda a diferença para atender às demandas do Ipê, destacando não apenas a questão estética, mas principalmente a funcionalidade.

Para finalizar, qual mensagem vocês gostariam de deixar aos associados sobre a importância de valorizar os jardins e áreas verdes do clube?
É um grande privilégio contar com os espaços abertos do clube em uma metrópole como São Paulo. O paisagismo que une funcionalidade, estética e qualidade de vida é um investimento que traz retorno tanto no bem-estar dos associados quanto na valorização da instituição. Nos próximos meses, estaremos em parceria com o Sr. Fernando, jardineiro do clube há mais de 16 anos, avaliando o desenvolvimento das plantas. Esperamos que todos se encantem e apreciem os novos jardins.

Compartilhe